LibrePlanet: Código de Conduta

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search
LibrePlanet

Documentos Fundadores

Founding Documents.png

Para que o nome LibrePlanet fique fortemente associado a uma atitude de cooperação e obter uma colaboração eficaz, por parte de todos os grupos, cada participante do LibrePlanet concorda com este conjunto de princípios fundamentais:

Se concordar com o conteúdo dos documentos e pretender colaborar de acordo com a Declaração de Missão e Código de Condutada LibrePlanet adicione esta caixa à sua página de perfil.

Basta copiar e colar a seguinte linha à sua página de usuário:

{{Founding Documents.pt}}



Este Código de Conduta aplica-se a nós como participantes em qualquer campanha, projeto, e comunidades sob o nome LibrePlanet, e cobre nosso comportamento em qualquer fórum, lista de email, canal IRC, wiki, página web, encontros públicos, ou correspondência privada.

Princípios

Seja respeitoso.

Respeite os outros, assim como pessoas de fora e novas na comunidade. Ataques pessoais, declarações de ódio, trolagem, spamner, discriminação com base em gênero, raça, e sexo, não será tolerado.

Nós estamos trabalhando em favor da liberdade dos usuários para todos, e isso inclui aqueles que não concordam totalmente conosco. Ao contrário de condenar indivíduos por não concordar totalmente ou até discordar, respeitosamente tente ajudá-los a entender, e tente entender o ponto de vista deles também. Isso requer persistência em manter nosso melhor comportamento. Frustação por um desentendimento ou até agitação não é desculpa para mudar o comportamento. Diferentes pontos de vista são um ponto forto para várias communidades, e isso deve ser resolvido de forma construtiva, sempre de olho em um ponto em comum, dando a ambos o benefício da dúvida, e tomando cuidado com interpretações erradas. Evite reações defensivas ou agressivas e tente resolver pacificamente situações conflitosas o mais breve possível para prevenir que esses conflitos aumentem em escala. Uma comunidade produtiva faz com que os membros sintam-se confortáveis e acolhidos.

Tenha a mente aberta.

Leve em consideração que nossas atividades afetam diretamente os outros, inclusive colegas e o público, e isso reflete no trabalho do LibrePlanet como um todo. Isso inclui muitas coisas básicas como pedir ajuda se tiver dúvida sobre algo, ou anunciar quando estiver deixando um projeto e tentar encontrar outros que possam assumir quando deixá-lo. Estamos todos trabalhando juntos para o software livre, e o sucesso de nosso esforço depende de nossa habilidade de cooperação. Nossa contribuição é sempre valiosa e deve ser construída por outros e, por sua vez, nosso trabalho irá depender do trabalho de outros.

Trabalhe em conjunto.

Empenhe-se em fazer aliados onde for possível, e evite destruír pontes. Nós devemos posicionarmos de maneira forte em nossos ideais enquanto permanecemos acolhedores como um movimento. Colaboração é altamente encorajada. Agariar tantos indivíduos quanto projetos existentes e grupos quanto possível. Todo o trabalho deve ser feito o mais transparente possível e publicado de maneira que permita que outros discutam e envolvam-se com seus esforços.

Defendendo a Liberdade.

O movimento software livre é primeiramente e principalmente um movimento social, portanto pedimos que tenha lido nossos documentos críticos e entendido os princípios filosóficos. De acordo com 1-3, por favor não seja agressivo com outros que de imediato não compartilhem sua visão. Se não formos respeitosos, não podemos esperar conseguir o suporte destes. Procure argumentos no sentido de conduzir a mudança de pensamento e não de alienar. Pessoas são menos receptivas a escutar se elas sentem que estão sendo atacadas. Elas são muito mais recepitivas a ideias apresentadas de uma maneira positiva e construtiva. Ser respeitoso não quer dizer sacrificar nossos ideais. Nós devemos sempre resolver nossos problemas de acordo com os nossos ideais. Isso quer dizer usar linguamgem que respeite a liberdade, como referenciadas no sistema operacional que promovemos como em "GNU/Linux", falar sobre software livre ao invés de código aberto, e encorajar pessoas a tentar distribuições que são totalmente comprometidas com a liberdade.